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QUEM SOMOS

1. CURSO DE INDISCIPLINA EDUCACIONAL

RELEVÂNCIA DO CURSO

A falta de disciplina nas escolas, atualmente, tem sido vista como uma questão problemática que dificulta a prática pedagógica. Ligada à desordem, à falta de respeito às normas de comportamento e à falta de limites, a indisciplina é, na maioria das vezes, centralizada no aluno.
Nesse âmbito, esse curso traz aspectos sobre a indisciplina escolar. Tem por objetivo fazer uma reflexão sobre essa questão que tem se agravado de forma significativa nos últimos tempos. Para este fim, reflete-se sobre a indisciplina escolar, apontando suas causas, algumas formas de intervenção do professor frente a este problema, o papel do aluno na busca da autodisciplina, bem como, a relação da indisciplina com a Legislação Educacional Brasileira. Através dessa reflexão, busca-se mostrar a necessidade da construção de uma escola democrática, para que haja uma transformação das atitudes neste espaço. Local que deveria ser cheio de harmonia e de aprendizagens significativas e não de indisciplina.
OBJETIVOS.

A) GERAL
Sensibilizar ainda mais os profissionais para as questões relacionadas com a problemática da indisciplina, dotando-os com competências de análise de situações de indisciplina e de variáveis a ela associadas, de modo a que estes possam promover o papel ativo na resolução de problemas da escola e na procura de soluções.

B) ESPECÍFICOS
- Definir o conceito de indisciplina.
- Distinguir os vários tipos de indisciplina e as suas características.
- Consciencializar para a presença de outras variáveis nesta problemática que não apenas as individuais;
- Aprender a lidar com situações problemáticas;
- Rentabilizar os saberes pessoais já adquiridos e tendo em conta que o sujeito se encontra em constante interação com o meio.
- Conhecer a abordagem comportamentalista e a sua análise das situações;
-Desenvolver competências na elaboração de respostas a situações problemáticas;
- Incrementar e valorizar a prática do trabalho em equipe.

2. CURSO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA


RELEVÂNCIA DO CURSO

A partir da promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação nacional – Lei 9394/ 96, o sistema educacional brasileiro encontra-se num contínuo processo de transformação. Este processo é caracterizado pelo grande desafio de transformá-lo em um sistema que reconheça a diversidade. Um sistema educacional que assegure a todos a igualdade de condições para o acesso e permanência na escola. Nesta perspectiva, uma janela foi aberta para a inclusão social plena e efetiva de pessoas com necessidades especiais. Uma das principais mudanças está relacionada à forma de abordagem feita em relação à deficiência, que passa a ser vista também sob uma perspectiva social. No entanto, para milhares de crianças e adolescentes com necessidades educativas especiais, vinculadas ou não a deficiências, isto ainda não se tornou realidade.
Infelizmente, na sociedade encontram-se, ainda, barreiras à inserção destes indivíduos, isto ocorre devido à mesma não estar preparada e estruturada para atender pessoas com necessidades especiais.

Em 2003, o Ministério da Educação passou a incentivar, por meio da Secretaria de Educação especial, a inclusão de alunos com necessidades educativas especiais nas escolas brasileiras, a fim de que as escolas se tornem inclusivas, democráticas e de qualidade.
Assim, para que um trabalho possa ser realizado sob a perspectiva da educação inclusiva, é necessário não apenas uma reflexão sobre a organização e os currículos, mas também, uma reavaliação das atividades dos educadores, oportunizando aos mesmos uma formação que os auxilie e reoriente seu papel para trabalhar em um contexto inclusivo. Tal contexto exige mudanças, não só em conhecimentos e habilidades pedagógicas, mas concomitante, em atitudes e valores.

A necessidade de desenvolver, no educador, competências que permitam o trabalho numa escola inclusiva, na perspectiva do atendimento de crianças, jovens e adultos, com quaisquer dificuldades de aprendizagem, vem ao encontro dos preceitos emanados da nossa Constituição Federal, em âmbito nacional, bem como da ênfase dada internacionalmente ao trabalho com pessoas com necessidades educativas especiais.
Sendo assim, o curso proposto vem justamente oferecer condições de reflexão e tomada de posição face essa demanda.

OBJETIVOS

A) GERAL
O curso com ênfase na Inclusão tem por objetivo auxiliar especialistas por meio da utilização e do aprofundamento do conhecimento nesta área, a fim de que o profissional desenvolva habilidades para lidar com o dia-a-dia da sala de aula, a partir da proposta da Educação Inclusiva.

B) ESPECÍFICOS

• Promover estudos a respeito das características pessoais e das diferenças individuais de alunos com necessidades educativas especiais;
• Interagir no ambiente educativo como mediador da aprendizagem do aluno com necessidades educativas especiais, proporcionando o seu desenvolvimento integral;
• Desenvolver habilidades no trato com o aluno com necessidades educativas
especiais facilitando o processo de interação no ambiente escolar.

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